A evolução da Polícia Militar do Tocantins

A evolução da Polícia Militar do Tocantins

por Bruno Fernandes

 

Comandante do 4º BPM Tenente Coronel QOPM Jaime Porfírio de Souza apresenta novo plano de segurança para Gurupi

 

Tenente Coronel QOPM Jaime Porfírio de Souza apresentou estudos onde mostram que houve uma evolução na segurança da cidade, mesmo com uma diminuição em seu efetivo, mas a instalação de câmeras em alguns pontos da cidade ajudou na diminuição desses índices e espera uma diminuição maior ainda já que em breve irão instalar mais câmeras por toda cidade.

Coronel lembrou que cada cidadão tem seu papel na sociedade e que isso ajuda no aumento do controle das irregularidades, mas ainda assim esta fazendo a sua parte e diminuindo os números de furtos, roubos e outros crimes, lembrou que as abordagens realizadas pela PM tem como base não só diminuir o número de automóveis irregulares, mas também pode impedir um bandido de cometer um crime.

 

Foi apresentado um Diagnóstico de Criminalidades onde apresentou um controle sobre Multas, Furtos, Roubos, Acidentes de Trânsito, Homicídios, Suicídios, Crimes Contra Mulher e outros, disse que leva esse diagnóstico como base para realizar campanhas direcionadas para cada tipo de infração ou crime.

 

Exemplo do Diagnóstico:

Acidentes de Trânsito sem vítima na área do 4º BPM

2019 – 545

2020 – 484

 

Acidentes de Trânsito com vítima na área do 4º BPM

2019 – 431

2020 – 359

 

Em virtude de reforço e melhoramento da tropa o comandante recebeu do Governador Mauro Carlesse 180 pistolas Glock calibre .40, duas carabinas IA2 calibre 5.56, um fuzil IA2, as Pistolas Glock possui um sistema de segurança denominado Safe Action o qual tem como característica a presença de três travas de segurança (trava do gatilho, trava do percursor e trava contra quedas) o que garante segurança e confiabilidade no armamento.

 

Câmeras de segurança instaladas em Gurupi

Foram instaladas 16 câmeras Speed Dome espalhadas em pontos estratégicos da cidade, com um investimento em torno de R$ 150 mil, as câmeras tem um alcance de até 2.500 metros e o monitoramento dos equipamentos é feito por uma central dentro do 4° BPM.

Na primeira etapa, já haviam sido entregues 40 câmeras, 02 computadores, 01 mesa controladora e outros equipamentos. Na segunda etapa do projeto, foram entregues 85 câmeras de segurança, sendo 15 modelo Speed Dome de longo alcance e 70 câmeras de ponto fixo, 05 computadores, 03 mesas controladoras de direcionamento das câmeras, entre outros equipamentos. Ao todo já são R$ 350 mil de investimentos para o projeto em parceria com o município.

Será usado em breve também às Câmera OCR que permite monitorar e analisar imagens de câmeras de trânsito instantaneamente e verificar em tempo real ilegalidades diversas, tais como carros roubados, documentação irregular e placas clonadas sem contar a possibilidade de verificar em tempo real a imagem do cidadão o reconhecendo caso esteja no sistema.

 

Crimes contra a mulher

Nos casos de violência doméstica houve um aumento, que levou o Comandante junto a Prefeita buscar meios para que consigam auxiliar a vítima já que hoje não existe nem uma “casa de passagem” para auxiliar a mulher e que na maioria das vezes a mesma que sofre a agressão depois tem que voltar para o mesmo teto que o agressor, lembrou que hoje existe a patrulha Maria da Penha que levou um empoderamento para a mulher, que hoje estão tendo coragem de denunciar o agressor e espera que aumente muito mais o número de denúncias para conseguir controlar com ações e campanhas.

 

Repressão ao Tráfico de Drogas

Mesmo com redução no Tráfico de Drogas, em 2020 teve uma apreensão de 8 mil comprimidos de metanfetamina em um fim de semana, totalizando 176 apreensões de Drogas em toda área do Batalhão.

Deixe seu comentário