Aeronave da Segurança Pública auxilia Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército no combate a incêndios florestais no entorno de Palmas

Aeronave da Segurança Pública auxilia Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército no combate a incêndios florestais no entorno de Palmas

Imagem aérea mostra trabalho do Ciopaer. (Foto: Divulgação)

 

Com Secom/Governo do TO

A aeronave do Centro Integrado de Operações  Aéreas (Ciopaer), órgão vinculado a Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO) participou de forma ativa, nesta segunda-feira (7), do combate aos focos de incêndios que atingem a região do Distrito de Taquaruçu. O trabalho foi em em apoio à Defesa Civil do Estado, Exército Brasileiro e ao Corpo de Bombeiros

A aeronave partiu para o local da operação e, inicialmente, realizou voos de monitoramento com gestores integrantes do Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro para mapear os pontos onde ocorriam os principais focos de incêndio e também definir em conjunto com as demais forças de segurança a melhor estratégia que seria utilizada no enfrentamento às chamas.

Logo após, em apoio às equipes de solo, compostas por homens do Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, bem como brigadistas da Defesa Civil, o helicóptero passou a efetuar lançamentos de água com o helibalde, que lança aproximadamente 450 litros por vez.

Nesse sentido, somente na parte da manhã foram efetuados 14 lançamentos e no período da tarde, mais 17, totalizando 31 lançamentos de água, em diferentes focos, na região da serra de Taquaruçu. O fogo já ameaçava destruir propriedades rurais, residências e pousadas da região.

Durante várias horas, os integrantes da Unidade Aérea combateram os focos de incêndio e atuaram para minimizar os efeitos do fogo que já consumiu uma grande área de vegetação, causando grandes perdas e colocando em risco a flora e a fauna presentes no local. Na ação desta segunda-feira, a atuação do Ciopaer foi de fundamental importância para impedir que o fogo atingisse casas, comércios e demais instalações existentes nas imediações.

As ações de combate e prevenção aos incêndios florestais continuam a serem executadas pelas equipes de solo. A aeronave da SSP-TO poderá ser novamente empregada para auxiliar no combate ao fogo nos próximos dias. Cabe ressaltar que o emprego do helicóptero é de suma importância para apoiar as demais forças de segurança, uma vez que dezenas de focos de incêndios só podem ser alcançados pelo alto, devido a dificuldade que brigadistas, militares do Exército, além de bombeiros têm para alcançar esses pontos de difícil acesso.

Deixe seu comentário