Covid-19: aumento de casos no período de um mês chama a atenção em Gurupi

Covid-19: aumento de casos no período de um mês chama a atenção em Gurupi

Moradores ficam sem saber que medidas serão tomadas após número de infectados aumentar. (Arte/Unsplash)

 

Da Redação

O número de casos de Covid-19 aumentou de forma drástica em Gurupi nas últimas semanas. O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus divulga diariamente um boletim com os dados de pessoas infectadas, recuperadas e em isolamento. Nesta terça-feira (07), a cidade do sul do estado chegou aos 300 casos após novos 15 serem confirmados.

Os boletins são divulgados de acordo com os exames apresentados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A Prefeitura de Gurupi faz postagens todos os dias em redes sociais informando os números. Durante o levantamento feito pelo É Notícia Tocantins, foi possível perceber que as publicações mais antigas foram excluídas, mas os dados ainda constam no portal do Comitê Gestor.

A publicação mais antiga presente no Instagram da Prefeitura é do dia 11 de junho. Nesta data eram 142 casos confirmados, 95 recuperados, 42 em tratamento e 5 óbitos. Quase um mês depois, o aumento de 158 casos chama a atenção. No dia 5 de maio, há pouco mais de 2 meses, a cidade contava com apenas de 17 casos confirmados, sendo que o primeiro só foi registrado no dia 8 de abril.

Dados de Covid-19 em Gurupi em menos de 1 mês (Imagem: Comitê Gestor/Gurupi)

Desde o início da pandemia, a cidade promoveu algumas medidas de prevenção. Suspendeu e flexibilizou o funcionamento de diversos seguimentos do comércio, cancelou o Arraiá da Amizade, e a proibiu o funcionamento de bares. Em abril, o Governo do Estado fez um encontro para debater planos de contingência. Estiveram presentes o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini, junto com a equipe técnica da pasta, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, e o deputado estadual Gleydson Nato, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Enquanto os casos aumentam sem parar, a população alimenta muitas dúvidas, principalmente sobre as medidas que devem ser tomadas para frear o avanço do Covid-19 na cidade. Pedimos respostas sobre esses questionamentos à Prefeitura de Gurupi, mas não tivemos resposta até o fechamento desta reportagem.

Deixe seu comentário