Gurupi agora conta com uma Unidade Móvel para castração de cães e gatos

Gurupi agora conta com uma Unidade Móvel para castração de cães e gatos
Gurupi é referência no controle de zoonoses  (Foto: Marcos Veloso/Secom)

Da Secom/Gurupi

Na manhã desta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma solenidade de entrega do Castramóvel de Gurupi. A unidade de castração de cães e gatos é a primeira do Estado do Tocantins e tornará ainda mais eficiente o controle de zoonoses na Capital da Amizade e da Prosperidade. Devido à Pandemia causada pelo novo coronavírus, a solenidade contou apenas com a presença do Prefeito Laurez Moreira, do Secretário Municipal de Saúde Antonio Carlos Pakalolo e de alguns servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com a Secretaria Municipal de saúde, a portaria Nº 4.123, de 30 de dezembro de 2017, do Ministério da Saúde, habilitou os municípios e o Distrito Federal a receberem recursos financeiros de capital destinados à aquisição de Unidade Móvel para Centro de Controle de Zoonoses, dentre eles o município de Gurupi. E em maio de 2018, o município iniciou a tramitação do projeto de aquisição do castramóvel, que hoje, se tornou realidade para Gurupi.

Para o Prefeito Laurez Moreira, esta é mais uma grande conquista para Gurupi. “Este castramóvel não é o primeiro apenas do Tocantins, mas de toda a Região Norte do País, é a realização de um sonho que buscávamos concretizar para Gurupi, no intuito de melhorar ainda mais os serviços de controle de zoonoses, que já vem sendo referência para outros Municípios e Estados. Cuidar da saúde dos animais é cuidar também da saúde humana, e nossa preocupação tem sido justamente essa, atender todas as áreas do município e beneficiar toda a população”, disse o prefeito.

Segundo o Coordenador do CCZ, Henrique Alencar, a unidade contará com uma equipe composta por cinco profissionais e poderá castrar entre 7 e 10 animais por dia nos bairros. “O objetivo é atender a comunidade por agendamento, principalmente as pessoas mais carentes de bairros mais afastados que não tiverem condições de trazerem seus animais até ao CZZ para castrar”, explicou Henrique.

Para o secretário de saúde, Antonio Carlos Pakalolo, a gestão municipal não poupou esforços para que esse sonho se tornasse realidade para Gurupi. “Desde 2018 o município se empenhou bastante junto ao Ministério da Saúde para que este castramóvel viesse para nossa cidade. Esta unidade é a primeira em toda a região norte e isso mostra como Gurupi se tornou referência no controle de zoonoses. O castramóvel vai facilitar a vida das pessoas, que poderão solicitar a castração dos seus animais de estimação sem sair de casa, trazendo assim um grande benefício para toda a população”, afirmou.

Gurupi é referência no controle de zoonoses e somente em 2019, foram castrados cerca de 2.500 animais, somente no CCZ. Com o castramóvel, os números serão ainda mais expressivos. Para solicitar e agendar a castração, a população poderá ligar no CCZ de Gurupi pelo número (63) 3313-3631.

Deixe seu comentário