Gurupi terá mutirão de castração de gatos neste fim de semana

Gurupi terá mutirão de castração de gatos neste fim de semana

Atualmente a cidade conta com 4 mil felinos, 2.500 já são castrados.

Será primeiro mutirão de castração de felinos em Gurupi. A ação, é neste sábado (08), no Centro de Controle de Zoonoses e começa às 7h30,  seguindo até as 18horas.

Segundo o coordenador do CCZ de Gurupi, Henrique Alencar, a castração é de graça e neste primeiro momento será realizada apenas em gatos, tanto machos quanto fêmeas. Dez veterinários devem trabalhar no mutirão.

Devem ser castrados cerca de 150 gatos. Os donos dos bichos fizeram um pé cadastro junto ao CCZ, mas quem quiser castrar os bichinhos também pode procurar a unidade.

A castração é uma maneira de evitar a superpopulação de gatos e também a proliferação de doenças.

Sobre as vantagens da castração

A castração de gatos pode trazer uma série de vantagens para os bichanos que vivem em espaços restritos; assim como para seus proprietários. Evitando crias indesejadas e a superpopulação de gatos – que contribui para o abandono de pets e a propagação de doenças comuns aos felinos.

Chamada, tecnicamente, de orquiectomia quando feita nos felinos machos e de ovariosalpingohisterectomia (OSH) nas fêmeas, a castração de gatos consiste na retirada dos testículos ou do útero e ovários do animal, impedindo a sua procriação.

A castração se torna a melhor opção para quem deseja manter o bem-estar dos felinos e até prolongar a vida deles, já que o procedimento, além de acalmar os bichanos, diminui bastante os riscos de que os animais desenvolvam alguns tipos específicos de câncer, entre outras doenças.

Deixe seu comentário